CHUA-Insulina sai à rua

QUEM SOMOS

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve

Caracteriza-se, no panorama nacional e internacional, como uma das unidades hospitalares de referência no Serviço Nacional de Saúde. Em termos de resposta assistencial, assume a responsabilidade direta pela prestação de cuidados de saúde diferenciados aos 16 concelhos do Algarve, garantindo a segurança da saúde de todos os que habitam ou visitam a região.

Reconhecedora do seu Capital Humano, com espaço para a realização pessoal e profissional dos seus colaboradores, a unidade de saúde algarvia colabora, através de protocolos, com universidades, mantendo um compromisso com a inovação, criando soluções flexíveis que permitam a formação contínua, com o intuito de prestar os melhores cuidados de saúde.

Valorizar o papel do seu Capital Humano, enquanto instrumento de realização da missão hospitalar, tem como objetivo de alcançar a satisfação de todos, doentes e colaboradores, assumindo um comportamento socialmente responsável e coerente para todas as partes.


A Unidade de Diabetologia do Hospital de Faro do CHUA

Iniciada como Consulta de Diabetes pelo Dr. Eurico Gomes, foi constituída em novembro de 1988 como Sector/Unidade de Diabetologia, tendo em outubro de 1996, em função do alargamento de valências e consultas, passado a Unidade de Diabetologia, Nutrição e Doenças Metabólicas.

Tem consultas diferenciadas Médicas, de Enfermagem, de Nutrição e de Psicologia Clínica. Trata Diabetes Tipo 1, Tipo 2, Diabetes Gestacional e Grávidas Diabéticas e Dislipidemias. Tem relação privilegiada com outros Serviços hospitalares como a Nefrologia, a Oftalmologia, a Obstetrícia e a Cirurgia (Pé Diabético). Nesta Unidade trabalham médicos internistas, pediatras e endocrinologistas assim como enfermeiras, nutricionistas e psicólogas. Além da vertente assistencial, a educação terapêutica faz parte da sua atividade diária.

Foi criada e dirigida pelo Dr. Eurico Gomes até à sua aposentação em outubro de 2005. A partir dessa data, até janeiro de 2021, foi dirigida pela Dra. Elsa Pina. Atualmente é coordenada pelo Dr. Carlos Godinho.

Além do aspecto assistencial, realiza trabalhos de investigação clínica e promove acções formativas de que são exemplo os Encontros da Diabetologia com a Medicina Geral e Familiar e os Simpósios de Diabetes do Algarve.

Em 2018 a Unidade foi reconhecida a nível nacional como Centro Colocador de Sistemas de Perfusão (“bombas”) de Insulina, motivo de legítimo orgulho para quantos se dedicam à orientação e seguimento das pessoas com Diabetes no Algarve.

 

Coordenador: Dr. Carlos Godinho

A Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e de Apoio ao Diabético do Algarve (AEDMADA) – IPSS para a Saúde

COMISSÃO ORGANIZADORA

CHUA

Ana Maria Lopes​
Médica

Diretora do Serviço de Medicina Interna 1 do Centro Hospitalar Universitário do Algarve Presidente do Grupo de Nutrição Clínica do Centro Hospitalar Universitário do Algarve Médica da Unidade de Diabetologia do Hospital de Faro Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Administração Regional de Saúde do Algarve Vogal do Direção do Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos

Cristina Fé Santos

Técnica superior no Gabinete de Comunicação e Relações Exteriores do CHUA.

AEDMADA

Carlos Godinho
Médico

Assistente Graduado Sénior da especialidade de Medicina Interna do Hospital de Faro, coordenador da Unidade de Diabetologia.

Eurico Gomes
Médico

Chefe de Serviço da especialidade de Medicina Interna e fundador da Unidade de Diabetologia do Hospital de Faro de que foi responsável até 2005 e da Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e de Apoio ao Diabético do Algarve (AEDMADA) de que é Presidente e Director Clínico.

Rui Dias Gomes
Advogado

Membro da Direcção (tesoureiro) da Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e de Apoio ao Diabético do Algarve (AEDMADA).