CHUA-Insulina sai à rua

UNIDADE DE DIABETOLOGIA, NUTRIÇÃO E DOENÇAS METABÓLICAS DO HOSPITAL DE FARO

A diabetes mellitus é uma doença crónica que se caracteriza por excesso de glicose (açúcar) no sangue.

Assume diferentes formas, tem diferentes causas e tratamentos, e pode ter complicações graves (ex. cegueira, doença renal que necessite de diálise, problemas na transmissão dos impulsos através dos nervos do nosso corpo, doença do coração, dos pés e acidente vascular cerebral).

A Unidade de Diabetologia do hospital de Faro foi criada em 1988, pelo Dr. Eurico Gomes, especialista de medicina interna. Foi a primeira Unidade de Diabetologia criada a nível nacional num hospital distrital.

A Unidade de Diabetologia tem 33 anos.
Em Portugal, foi a primeira Unidade criada num Hospital Distrital

Em 1996 viu o seu âmbito alargado, e passou a designar-se Unidade de Diabetologia, Nutrição e Doenças Metabólicas.
Em 2007 foi conferida pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia idoneidade aos técnicos de saúde da Unidade para facultar Educação Terapêutica.


Em 2018, a Unidade deu um novo passo ao iniciar-se como Centro de Tratamento por perfusão subcutânea contínua de insulina (bombas de insulina), vendo, desta forma, o seu mérito reconhecido pela Direção Geral de Saúde.

A Unidade de Diabetologia trata pessoas com diabetes tipo 1, tipo 2, grávidas com diabetes e ainda outros tipos de diabetes

Tem como objetivos principais o seguimento, o tratamento e a educação terapêutica das pessoas com diabetes. Assiste doentes internados em todos os serviços hospitalares quando necessitam de diabetologistas. Assegura ainda formação na área para diferentes profissionais de saúde, e investigação, designadamente com a Universidade do Algarve.


A Unidade de Diabetologia forma alunos da universidade e técnicos de saúde na área da diabetologia.

Trata fundamentalmente pessoas com diabetes mellitus tipo 1, mulheres grávidas com diabetes e casos particulares de diabetes mellitus tipo 2, como, por exemplo, quando têm várias complicações. As consultas estão estruturadas e dirigidas para os diferentes tipos de diabetes (ex. diabetes na criança, diabetes na grávida).

Ocupa espaço físico próprio. Funciona diariamente, com consultas simultâneas de manhã e de tarde. Tem ainda a “porta aberta” a todos os doentes que segue, quer presencialmente, quer por telefone e correio eletrónico.

Tem 10 médicos: 6 especialistas de medicina interna, 2 endocrinologistas e 2 pediatras. Tem 2 enfermeiros. Tem 3 nutricionistas. Tem 1 psicóloga.

Tem consultas médicas, de nutrição, de psicologia e de enfermagem.

A Unidade de Diabetologia tem uma equipa multidisciplinar com técnicos profundamente dedicados e que trabalham em conjunto diariamente, designadamente médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos

Os doentes acedem à Unidade de Diabetologia, Nutrição e Doenças Metabólicas encaminhados pelos seus médicos de família ou por médicos de outras especialidades.

Tem estreita relação com as consultas de retinopatia diabética (Oftalmologia), nefrologia diabética (Nefrologia), de pé diabético (Cirurgia Geral) e de risco obstétrico (Obstetrícia).

A Unidade de Diabetologia tem acesso privilegiado às seguintes especialidades médicas: Medicina Interna, Endocrinologia, Pediatria, Obstetrícia, Oftalmologia, Nefrologia, Cirurgia Geral e Medicina Física e Reabilitação

Em 2019, foram realizadas 4069 consultas médicas de adultos e 616 de crianças.

A Unidade de Diabetologia em 2019, realizou 4700 consultas médicas

Em 2019, foram realizadas 4069 consultas médicas de adultos e 616 de crianças.

A Unidade de Diabetologia do Hospital de Faro, em 2019, realizou 4700 consultas médicas 

Em 2019, foram seguidas 36 crianças diabéticas com Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (Bombas de insulina), que corresponderam a 188 consultas.

A Unidade de Diabetologia é
Centro de Tratamento por Perfusão Subcutânea de Insulina.
Presentemente, assiste 36 crianças com este sistema de administração de insulina.

A Unidade de Diabetologia do Hospital de Faro presta cuidados de saúde diferenciados de qualidade a todas as pessoas com diabetes que residem no Algarve.

Este é o nosso principal objetivo. Cumprimo-lo com prazer e com dedicação.

Ana Maria Lopes
Diretora do Serviço de Medicina Interna 1 do Centro Hospitalar Universitário do Algarve

Quadro artista Maria Cristina Ladeira

Quadro que foi oferecido à unidade de Diabetologia

Autora: Maria Cristina Ladeira (Diabética tipo 1)

Na Unidade de Diabetologia trabalham pessoas afetas às seguintes especialidades médicas:

Endocrinologia

Medicina Interna

Pediatria

E ainda outros profissionais:

Enfermagem

Psicologia Clínica

Dietética e Nutrição

Colaboram com a Unidade as seguintes especialidades médicas:

Cirurgia Geral

Medicina Física e Reabilitação

Obstetrícia

Oftalmologia

Nefrologia