CHUA-Insulina sai à rua

AEDMADA
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL
I. Associação dos Diabéticos do Algarve

A Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético do Algarve (A.E.D.M.A.D.A.) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1996 por Eurico Gomes em conjunto com um grupo de profissionais de saúde laborando, à época, no Núcleo de Diabetes e Nutrição do Hospital Distrital de Faro.

Conta neste momento com cerca de 427 associados e tem como objetivo prioritário o estudo da diabetes mellitus e apoio social e humano ao doente diabético do Algarve, propondo-se nomeadamente: divulgar a diabetes mellitus como doença crónica pressupondo a necessidade de um diagnóstico precoce, prevenção possível e tratamento adequado de modo a protelar ou evitar as suas graves complicações; realizar ações de formação profissional na sua área vocacional destinadas designadamente a quadros científicos e técnicos; facultar todo o apoio possível de ordem médico-clínica e de reabilitação e integração social ao doente diabético na medida em que o seu desenvolvimento estrutural o permitir; promover estudos, proceder a investigação clínico-científica e levar a cabo debates, seminários, congressos, etc., relativos à diabetes mellitus…entre outros.

Em 2006, inaugurou em Faro a Clínica de Diabetes do Algarve, altura em foi reconhecida como IPSS para a Saúde.

Além da vertente assistencial e de educação terapêutica relativamente aos sócios diabéticos, tem exercido um importante papel na divulgação da Diabetes ao público em geral, bem como na formação pós-graduada de médicos e enfermeiros através da realização de cursos e outras acções formativas e na colaboração com a Universidade do Algarve em termos formativos e de investigação.

Tem estabelecido protocolos regulares com vários municípios algarvios com o objectivo do melhor apoio e seguimento dos respectivos munícipes com Diabetes.

Presidente da Associação e Director Clínico: Dr. Eurico Gomes

ÁREA GEOGRÁFICA DE INFLUÊNCIA
algarve_novo
II. Corpos Gerentes da Direcção

Presidente: Eurico Manuel de Albuquerque Dias Gomes

Vice Presidente: Carlos Manuel Borges Godinho

Tesoureiro: Rui Marques Dias Gomes

LOGÓTIPO E IMAGEM
APRESENTAÇÃO DE SERVIÇOS E VALÊNCIAS
II. Clínica de Diabetes de Faro

Atendendo à necessidade de inverter a tendência de crescimento da diabetes e das suas complicações – hoje considerada como pandemia do Séc. XXI -, a A.E.D.M.A.D.A. inaugurou em 2006 a sua clínica de diabetes e doenças metabólicas que visa dar resposta às necessidades pluridisciplinares dos doentes diabéticos e pretende diferenciar-se pela satisfação dos doentes, na prestação de serviços e cuidados de saúde diferenciados, assentes na humanização e nas melhores práticas clínicas e tecnológicas. Esta unidade visa a proximidade das populações e é mais um contributo significativo a atuar na prestação de cuidados de saúde diferenciados, que se tem vindo a desenvolver.

​Só com uma gestão muito apertada e graças à filantropia dos nossos colaboradores vai sendo possível não só manter a nossa atividade como melhorá-la de molde a prestar os melhores cuidados de saúde a todos os que vêm dando vida a este projeto que continuamos a acreditar ser de grande utilidade para o Algarve por razões cada vez mais evidentes.

​A Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético do Algarve, está inscrita como prestador de cuidados de saúde desde o dia 26 de novembro de 2010 na Entidade Reguladora de Saúde sob o número E114640.

Atividade Clínica

A A.E.D.M.A.D.A., sendo ”IPSS” para a área da saúde, desenvolve todos os cuidados aos seus doentes privilegiando a qualidade, entendendo o diabético como um doente particular necessitando de uma abordagem pluridisciplinar e um acompanhamento apertado a cargo de profissionais de saúde conhecedores e com prática suficiente, desenvolvendo um verdadeiro trabalho de equipa.

​A equipa multidisciplinar examina de forma integrada a Diabetes, albergando as várias áreas de manifestação da doença.

​A estratégia terapêutica focaliza os cuidados centrados na pessoa com diabetes e pretende realizar o diagnóstico precocemente, tratar integralmente, monitorizar (ensinos de pesquisas de glicemia), orientar (a nível nutricional, cuidados com os pés, etc.) prevenindo as complicações. As complicações podem ser de várias ordens e de uma gravidade extrema (rins, olhos, sistema vascular, sistema nervoso, função sexual, etc.).

No âmbito da componente social de Apoio ao Diabético do Algarve contamos com Protocolos em diversos Municípios do Algarve (Alcoutim, Castro Marim, Lagoa, Loulé, Olhão, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António), onde estabelecemos o acompanhamento multidisciplinar de doentes diabéticos, social e economicamente desfavorecidos, visando contribuir para a erradicação da pobreza e da exclusão social e para a promoção do desenvolvimento social ao nível local.

Serviços

CONSULTAS
Especialidades: Diabetologia, Medicina Interna, Nefrologia, Clínica Geral, Enfermagem, Pé Diabético, Ortoprotesia, Acompanhamento Farmacoterapêutico, Insulinoterapia, Psicologia Clínica, Nutrição e Dietética.

O Diretor Clínico é o Dr. Eurico Gomes (Colégio de Medicina Interna, nº 13160)

Como posso ser sócio?

Para ser sócio da Associação basta preencher a ficha de inscrição e realizar o pagamento da respetiva quota anual. Para evitar deslocações desnecessárias e pela necessidade de adopção de regras de segurança causados pela pandemia COVID-19, os dados para preenchimento de ficha de associado poderão ser solicitados para o nosso endereço eletrónico aedmada@gmail.com

Valor quota anual 45 euros.

Como posso ter uma consulta na Clínica da Associação?

Para ter consulta tem que ser necessariamente sócio da Associação.

A marcação de consulta poderá ser marcada por correio eletrónico supra identificado.

Todas as consultas são realizadas com marcação prévia.

O valor da consulta médica de diabetologia é de 30 euros.

Que apoio clínico posso contar?

Clínica – Especialidades e Serviços

Diabetologia, Medicina Interna, Clínica Geral, Nefrologia, Dietética e Nutrição

Pé Diabético (Prevenção e Tratamento), Podologia (Estudo do Pé e Tratamento), Ortoprotesia

Insulinoterapia

Tratamentos e Exames Enfermagem

III. Formação

​Para além da valência Clínica a A.E.D.M.A.D.A. ministra cursos de formação a profissionais de saúde (médicos clínica geral e enfermeiros), alunos dos últimos anos das licenciaturas em dietética e farmácia da Escola Superior de Saúde do Algarve bem como a doentes e seus familiares por forma a estarem sempre bem informados sobre a doença e sobre os cuidados necessários a ter.

O Diretor do Departamento da Formação é o Dr. Carlos Godinho (Colégio de Medicina Interna, nº 30440)

IV. Investigação Científica

Dedica-se ainda à investigação científica, principalmente de pendor clínico e farmacológico, através de um protocolo com a Universidade do Algarve, contando já com diversos artigos publicados em revistas científicas e vários projetos desenvolvidos e em curso.

A Diretora do Departamento da Investigação é a Doutora Tânia Nascimento

V. Contatos e Localização da Sede e Clínica da Associação em Faro
Rua Raul Matos Nº84 RC 8000-074 Faro
​T: 289872373    M: 926561012
​E: aedmada@gmail.com
​S: www.aedmada.com
SOCIEDADE PORTUGUESA DE DIABETOLOGIA DISTINGUE EURICO GOMES COM “PRÉMIO CARREIRA”

É merecida e justa distinção a ora conferida ao conhecido médico diabetologista, de há muito radicado em Faro, Dr. Eurico Gomes, com a atribuição, pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) do “Prémio Carreira”, conjugando naquele clínico e notável investigador as suas relevantes qualidades de profissional dedicado, investigador conceituado e uma dedicação ao combate a uma das pandemias do nosso tempo, a diabetes, responsável por mais de um milhão de doentes em Portugal.
O “Prémio Carreira” da SPD, de que é o presidente o Dr. Rui Duarte, foi entregue ao Dr. Eurico Gomes durante o 5º Congresso Português de Diabetologia, presidido pelo Dr. João Filipe Raposo que, com 1500 participantes nacionais e estrangeiros, decorreu em Vilamoura, comportando simpósios, conferências e debates com a intervenção de conhecidos nomes desta área médica, entre os quais 16 cientistas internacionais e visando o estudo das mais recentes inovações no diagnóstico e tratamento desta patologia.

O Dr. Eurico Manuel de Albuquerque Dias Gomes é natural de Barcelos, onde nasceu a 2 de Fevereiro de 1946 e concluiu o Curso de Medicina na Universidade Clássica de Lisboa (1971), havendo realizado o Internato da Especialidade (Medicina Interna) no Hospital de Santa Marta, em Lisboa, colaborando diariamente com o Dr. L. Pinto Basto na consulta de Diabetologia. Em 1983 vem para o Algarve como Assistente de Medicina, volvidos três anos cria o Núcleo de Diabetes e é Coordenador/Responsável do mesmo e em 1992 foi, após concurso de prova pública, onde alcançou o primeiro lugar, com 19 valores, nomeado Chefe de Serviço no então Hospital Distrital de Faro, assumindo em 1996 o cargo de Diretor Clínico e sendo durante 11 anos Coordenador Responsável pelo Núcleo de Diabetes, Nutrição e Doenças Metabólicas, até à sua aposentação da função pública (2005).

Foi o principal impulsionador da criação da AEDMADA (Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético do Algarve, em Faro. De que é devotado presidente da direcção e diretor da Clínica de Diabetes e Doenças Metabólicas. Professor convidado da Universidade do Algarve (Anatomofisiologia I e II), onde colaborou em vários trabalhos de mestrado e doutoramento, assim como nas universidades de Sevilha e Cranfield, orientou estágios a clínicos gerais e profissionais da saúde, havendo participado em inúmeros congressos internacionais, investigações internacionais, investigações científicas e uma acção filantrópica e pedagógica de esclarecimento sobre a diabetes aos grupos mais vulneráveis da população algarvia e participando em muitos rastreios populacionais.

Autor, a exemplo de outros seus colegas médicos (Fernando Namora, Adolfo Rocha – Miguel Torga, etc.) de vários livros de criação literária o Dr. Eurico Gomes assinou também um estudo epidemiológico sobre a Diabetes Mellitus tipo I no Algarve (1985/2005) e autor de dezenas de artigos e textos publicados em revistas, livros, jornais, etc.
Prestigiado colaborador de “Jornal do Algarve”, o Dr. Eurico Gomes, a quem endereçamos as mais efusivas felicitações pela distinção de que foi alvo, tem exercido uma relevante ação médica/social através dos valiosos artigos insertos neste semanário.

João Leal